top of page

Puerto Rico no Festival de Turismo de Gramado



Puerto Rico quer ampliar participação

brasileira no fluxo de passageiros


Destino de destaque no Caribe intensifica divulgação

e parcerias com operadoras e companhias aéreas


O terceiro lugar conquistado pelo Brasil no ranking dos maiores emissores na América Latina para Puerto Rico – superado apenas pelo México (primeiro lugar) e Colômbia (segundo lugar) – anima a promoção do turismo de Puerto Rico no País. Apesar de 90% do turismo internacional da localidade ser dominado pelos visitantes dos Estados Unidos, a presença dos brasileiros na fatia de viajantes latino-americana estimula novas ações.


Com a oferta de 18 voos semanais da Copa Airlines (conexão no Panamá) e cinco por semana da Avianca (via Bogotá) – esta com previsão de ter mais dois voos até o final deste ano – o turista parte do Brasil e chega a San Juan, capital de Puerto Rico. Também é possível chegar ao destino com voos da American Airlines, via Miami; United Airlines, via Houston; e Delta Airlines, via Atlanta.


Enrique Banuchi, diretor de Vendas e Marketing para América Latina da Companhia de Turismo de Puerto Rico (CTPR), frisa que a permanência mínima recomendada para o brasileiro, que deseja desfrutar do destino, é de uma semana. Ele destaca que os atrativos turísticos ao gosto dos viajantes, que partem das mais diversas localidades do País, são principalmente natureza, compras, golfe, surfe, patrimônio cultural, cassinos, alta gastronomia e praias, tudo distribuído num território de 9,9 mil quilômetros quadrados.


A hospitalidade da população local, elevado nível de qualidade nos serviços e uma estrutura de receptivo com alta capacitação, comparada a de outros destinos no Caribe, fazem de Puerto Rico, de acordo com Banuchi, opção que supera a expectativa do passageiro desde o desembarque.


Aproximação com o trade

As visitas a operadoras turísticas se intensificaram nos últimos dois meses. A aproximação com nomes de peso do trade como as operadoras de turismo MMTGapnet, New Age, CVC, Sanchat e Abreutur, dão prova da disposição de Puerto Rico de firmar parcerias. Entre os resultados dos contatos, Roberta Ferraz Braga, responsável pelo escritório da CTPR no Brasil cita a CVC. “Puerto Rico já integra o tarifário da maior operadora turística da América Latina, que já comercializa pacotes para o destino. Uma aproximação que nos deixa bastante animados“, afirma.


Importante saber

  • Capital: San Juan

  • 9.912 quilômetros quadrados (177 km x 56 km)

  • A menor das ilhas das Grandes Antilhas

  • Idiomas: espanhol e inglês

  • Moeda: dólar americano

  • Visto: americano

  • Temperaturas: média de 23º no inverno e 29º no verão

  • 93 mil metros quadrados de espaço para eventos

  • 20 reservas florestais

  • Mais de 300 praias

  • 16 campos de golfe

  • 21 cassinos

  • O segundo maior complexo de cavernas do mundo, com 120 hectares.

  • O maior radiotelescópio do mundo – Observatório de Arecibo – sua dimensão equivale a 13 campos de futebol


27º Festival de Turismo de Gramado

é ponto alto da promoção de Puerto Rico


Destino de destaque no Caribe apresenta-se como opção de

viagem na mais importante feira de negócios turísticos da América do Sul


Durante os dias de realização do 27º Festuris – Festival de Turismo de Gramado, que acontece de 5 a 8 de novembro de 2015, em Gramado (RS), Puerto Rico programou aproximar-se ainda mais do trade nacional. Depois de uma intensa agenda de visitas a operadoras turísticas do País e passar a compor o tarifário da CVC, o evento selará a divulgação da localidade caribenha como opção de destaque no mapa de viagens do turista brasileiro.


“O público do Festuris é de grande importância para a capilaridade na venda de nosso destino”, atesta Roberta Ferraz Braga, responsável pelo escritório da Companhia de Turismo de Puerto Rico (CTPR) no Brasil. Segundo ela, a possibilidade de novos voos, já sinalizada pelas companhias aéreas que servem o passageiro a partir do Brasil, também será apresentada durante o Festival de Gramado como forma de estimular o interesse de operadores e agentes de viagens presentes.


Atrativos

Desde o bairro mais tradicional Viejo San Juan, na capital de Puerto Rico, com arquitetura colonial, casas, lojas, museus, teatros, galerias de arte e restaurantes com fachadas preservadas, até praias de paisagens deslumbrantes, algumas que não sofreram a ação do homem, tudo encanta o turista que desembarca nesse destino caribenho. Mas se a natureza e o patrimônio cultural e histórico de 500 anos, a contar de sua fundação, são motivos para viajar à Puerto Rico, o destino também está pronto a encantar o visitante por outros atrativos como: compras – com grifes internacionais a preços mais convidativos do que Miami, golfe, prática de surfe e outros esportes náuticos e de aventura, cassinos, alta gastronomia – com direito a visitação à destilarias do célebre rum, entre elas a fábrica da Bacardi – e praias, tudo distribuído num território de 9,9 mil quilômetros quadrados.


Também o turismo de negócios conta em Puerto Rico com uma importante oferta. São 93 mil metros quadrados de espaço de reuniões e a estrela maior: um Centro de Convenção – o Puerto Rico Convention Center, que disponibiliza 600 mil metros quadrados de espaço total e acomoda 10 mil pessoas.


Brilho natural – Dono de 20 reservas florestais, o território de Puerto Rico é exclusivo em oferecer atrativos aos amantes da natureza. A começar pelo El Yunque, Bosque Nacional do Caribe, que em seus 115 mil m² de área preservada, é o único bosque pluvial dos Estados Unidos. Ainda entre os passeios ao ar livre e com o verde como cenário estão a Reserva Florestal de Guajataca; o Bosque Estatal de Guánica – onde se concentram variadas espécies de aves; Reserva Florestal de Toro Negro e a Reserva de Las Cabezas. Mas são as três baías bioluminescentes, que abrigam organismos microscópicos que brilham à noite, fazendo com que a água pareça um céu estrelado, que conquistam ainda mais o viajante. O Parque das Cavernas do Rio Camuy, o segundo maior complexo de cavernas do mundo, com 120 hectares é outro ponto alto da visita à Puerto Rico e, para contemplar o espírito de aventura a pedida é o Toro Verde Nature Adventure que tem como principal atração o segundo maior zip line (tirolesa) do mundo, com um percurso de 1,4 quilômetros. Vieques, Culebra e Mona são três ilhas que compõem o roteiro extensivo de Puerto Rico e que não podem passar despercebidas pelo turista.


Mexa-se – Esportes como mergulho permitem uma verdadeira exploração subaquática na qual não faltam colorido de peixes em abundância, corais de 5 mil anos, incluindo raridades como o coral negro e direito a visitar destroços de navios afundados. O surf é outra modalidade que tem localidades à espera dos apreciadores do esporte em Puerto Rico. Outras variedades como o boogie board, windsurfe, stand-up, entre outros também motivam o turista a desembarcar na ilha. Ao todo são 25 campos de golfe, cada um para um nível de jogador, do iniciante ao profissional, que recorrem ao destino que conta com topografia típica para os praticantes desse esporte.


Boa mesa – Se tem um destino que conquista o visitante pelo estômago esse lugar é Puerto Rico. Para mostrar que investe no sabor de sua gastronomia, há tours de degustação à disposição do turista que mostram a diversidade servida à mesa, a partir da mistura de culturas africana, espanhola e taína e uma infinidade de ingredientes que fazem dessa cozinha de fusão um atrativo a mais. E para acompanhar esse festival de comidas típicas nada cai melhor do que o tradicional rum.


Eventos & Business – Preparado para acomodar até 10 mil pessoas, o Puerto Rico Convention Center (PRCC) com seus 600 mil metros quadrados de espaço total prova a vocação do destino para encontros de negócios. Tecnologia avançada faz desse local de convenções o mais moderno do Caribe. O suporte para a realização de eventos e o turismo de incentivos está a cargo do Meet Puerto Rico, organização privada que reúne 250 integrantes.


Puerto Rico só para profissionais


Para conhecer e se atualizar sobre a ampla e diversificada oferta turística de Puerto Rico, profissionais do setor – operadores, agentes de viagens, representantes de companhias aéreas e marítimas, de locadoras, de hotéis e de centros de convenções – dos Estados Unidos, Europa e das Américas Central e do Sul estarão reunidos em San Juan, capital de Puerto Rico. O ETI - Expo de Turismo Internacional do próximo ano será realizado de 11 a 14 de maio, no Centro de Convenções de Puerto Rico, considerado o maior e o mais avançado tecnologicamente local de eventos do Caribe.


Organizado pela Companhia de Turismo de Puerto Rico, o ETI conta com apoio da Caribbean Tourism Organization, da Puerto Rico Hotel & Tourism Association, da ASTA – The American Society of Travel Agents e da APAV – Associação Porto-riquenha de Agências de Viagens. Da programação, constam: reuniões, seminários, workshops, capacitações, palestras, eventos sociais e culturais, além de tours em Puerto Rico e outros destinos do Caribe.


Segundo Roberta Ferraz Braga, representante do Escritório da CTPR no Brasil, o evento é uma excelente oportunidade para o trade de o Brasil conhecer a ilha. “Puerto Rico certamente é um destino perfeito para o turista brasileiro porque tem tudo que ele procura quando viaja: clima ameno, praias paradisíacas, compras, cultura, história, mergulho, surfe, boa gastronomia e vida noturna intensa, com bares, restaurantes, casas de show e cassinos”.


Mais informações sobre o evento: www.etipuertorico.com





Informações sobre o destino: www.seepuertorico.com


Notícias Atuais
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
Nenhum tag.
bottom of page