Argentina em Notas

17 de março de 2015




Mar del Plata promove evento em São Paulo

para divulgar sua ampla oferta turística


Com o slogan ‘AmardelPlata’, destino quer maior aproximação com operadores brasileiros e

já anuncia ação para o próximo mês de junho



Em evento realizado ontem (dia 16), na Casa Argentina, em São Paulo, Valeria Méndez, vice-presidente do órgão oficial de Turismo da cidade anunciou, entre outras novidades, que o destino está empenhado em iniciar uma campanha que incentive os brasileiros a conhecer Mar del Plata.


“Nossa primeira ação será em junho próximo, durante a Semana Argentina, que acontecerá em São Paulo. Representantes de empresas de receptivo devem participar, aproximando-se mais do trade turístico do Brasil. Essa ação certamente motivará a criação de pacotes que incluam Mar del Plata entre os destinos argentinos que mais recebem turistas brasileiros” – afirmou. Segundo Valéria Méndez, Mar del Plata recebe anualmente cerca de 8 milhões de turistas locais e de outros países vizinhos como Chile e Uruguai. “O Brasil, porém, representa apenas 4% desse total. Acreditamos que esse quadro também poderá ser revertido com a inauguração do terminal marítimo, no final deste ano, que deverá tornar Mar del Plata um importante destino também de cruzeiros”.– concluiu .


O secretário de Desenvolvimento Produtivo de Mar del Plata, Mariano Perez Rojas também está em São Paulo, onde cumpre uma agenda empresarial junto à Fiesp. “Nosso objetivo é atrair novos acordos comerciais que contribuam para tornar a cidade em um dos cinco parques industriais mais importantes da Argentina" – explicou.


Astor Piazzolla


Mar del Plata é conhecida como ‘a praia dos argentinos’, e para os brasileiros, que curtem praia e mar sem sair de casa, pode não significar muito. Mas ela é muito mais do que praia e mar. Conhecida como ‘Cidade Feliz’, reúne a beleza de seus recursos naturais com a infraestrutura de serviços e a hospitalidade de sua gente. Com 650 mil habitantes, é a terceira cidade argentina que mais recebe eventos (principalmente esportivos), atrás apenas de Buenos Aires e Córdoba. Tem capacidade hoteleira de 55 mil camas e mais 300 mil em casas e apartamentos que podem ser alugados.


Em matéria de cultura, a oferta de Mar del Plata é ainda mais ampla, com teatro, recitais, exposições e museus. E, neste mês de março, merece um destaque muito especial com a realização do “Circuito Turístico Astor Piazzolla”.


O bandoneonista e compositor argentino nasceu no dia 11 de março de 1921 na cidade de Mar del Plata e faleceu em 4 de julho de 1992, em Buenos Aires. Sua música é uma das maiores expressões artísticas que a Argentina já deu ao mundo. Piazzolla incorporou ao tango um pouco de jazz e de música clássica. Fez um tango ousado e moderno, e muito diferente daquele normalmente tocado dentro do país. Devido às muitas críticas que recebeu o chamou de ‘música contemporânea da cidade de Buenos Aires’.


Organizado pelo Turismo Mar del Plata, o “Circuito Turístico Astor Piazzolla” dura aproximadamente uma hora, é gratuito e leva os turistas aos principais lugares da cidade que fizeram parte da vida do artista. Os participantes recebem material gráfico com sua biografia, informações sobre os pontos emblemáticos e um mapa ilustrativo. O city tour finaliza com a projeção de um vídeo sobre a vida de Piazzolla.


A cidade e seus atrativos


Mar del Plata nasceu no final do século XIX, em terreno ondulado com costa sinuosa, à beira do Atlântico. Seus primeiros habitantes foram os aborígenes chamados Pampas. O primeiro espanhol que chegou às costas marplatenses foi Fernando de Magalhães, em fevereiro de 1519. Na década de 1920, à medida que a afluência dos veranistas foi aumentando, membros da elite argentina começaram a se instalar ao sul da cidade. Os últimos grandes acontecimentos que terminaram de consolidar Mar del Plata como uma das principais cidade da província foram: as inaugurações do porto da cidade (1923) e da Rota Nacional N° 2, já que estes feitos favoreceram a integração da cidade à economia nacional e desenvolvimento da indústria turística.


Localizada na província de Buenos Aires, Mar del Plata é o centro turístico balneário mais importante da Argentina. Sua rica gastronomia tem destaque principalmente por ser – na maioria das vezes – preparada com frutos do mar. No entorno urbano é possível conhecer e admirar seu patrimônio arquitetônico, formado por grandes vilas que datam do século passado.


Na praia e no mar as atividades são bem variadas. Vão de caminhadas, passeios de bicicleta, a cavalo, de veleiro ou lancha, até parapente, saltos de paraquedas, surfe, windsurfe, jet ski, mergulho, natação, escalada, caiaquismo, 4x4, pesca esportiva e observação de lobos marinhos.

Para quem aprecia o golfe, os campos de Mar del Plata oferecem a possibilidade de jogar, inclusive, em frente ao mar. O golfe foi jogado pela primeira vez em 1890, pelos altos executivos das ferrovias britânicas. Desde essa data, a cidade cultiva a paixão por esse jogo e, atualmente, há quatro clubes e cinco campos, de nível internacional, homologados pela Associação Argentina de Golfe.


Mar del Plata fica a 414 quilômetros de Buenos Aires. O acesso pode ser por via aérea: várias empresas operam voos de 45 minutos entre o Aeroporto Internacional “Astor Piazzolla” e os aeroportos Ezeiza e Aeroparque, de Buenos Aires; de trem, ônibus ou por mar.

Para quem gosta de fazer compras, há shoppings e galerias comerciais na cidade. E depois de um dia com atividades intensas, pubs, discotecas e o famoso cassino de Mar del Plata são as melhores opções para a noite.


Mais informações sobre o destino em www.mardelplata.com




Contato para a imprensa no Brasil:



Notícias Atuais
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
Nenhum tag.

Avenida Paulista, 1471 - Conj. 407

Cep 01311-200 - São Paulo - SP

Telefones: 55  11 – 3171-0300 | 99970-4109

ninamarciano@terra.com.br

  • Facebook Limpa