top of page

Indústria turística de Puerto Rico registra desempenho positivo



O Turismo foi a primeira indústria em Puerto Rico a sair da recessão econômica, segundo a CTPR (Companhia de Turismo de Puerto Rico), que recentemente apresentou dados coletados nos últimos quatro anos.


O número de visitantes que chegaram à ilha de avião cresceu de 7.9 milhões (2012) para 9.1 milhões (2016). Nesse período, 11 novas companhias aéreas passaram a operar no destino: Volaris, Avianca, Air Antilles, Iberia, Intercaribe, Allegiant Airlines, Norwegian Airlines, Air Europa, InselAir, Southwest e Pawa Dominicana. Também houve expansão de rotas pelas empresas Sun Country, Spirit, United, Air Canada e Jet Blue e a chegada da primeira companhia aérea local, a Seaborne Airlines.


Por via marítima, desembarcaram em Puerto Rico, durante esses quatro anos, 5.5 milhões de turistas. Se comparado aos quatro anos anteriores, o crescimento foi de 22%. Novos navios passaram a incluir o destino como ponto de parada: Viking Star, Oasis of the Seas, Quantum of the Seas, AIDAvita, Anthem of the Seas e Allure of the Seas. O Windstar Cruises passou a fazer paradas em dois portos locais – San Juan e Culebra. E o Harmony of the Seas voltou a ter Puerto Rico como porto principal no Caribe da Norwegian Cruise Line, depois de dois anos de ausência. Entre 2014 e 2015, o segmento de cruzeiros marítimos registrou recorde de 1.5 milhões de passageiros. Segundo a CTPR, a estimativa para este ano de 2017 é de um novo recorde, atingindo o total de 1.56 milhões de turistas.


O parque hoteleiro de Puerto Rico foi contemplado com o crescimento de sua ocupação. No período, aumentou de 67.9% para 70.4%, registrando crescimento de 2.5%. O desempenho operacional – a ADR (Average Daily Rate) também foi positivo: de US$ 123.46 para US$ 156.96, ou seja, 27.1% de crescimento. O total de registros cresceu de 2.3 milhões para 2.6 milhões: aumento de 15%.

O segmento de eventos torna-se cada vez mais importante para o destino, impactando sua economia e sinalizando crescimento ainda maior. Um exemplo é a convenção da FCCA – Florida Caribbean Cruise Association. Seus organizadores já anunciaram que Puerto Rico será sede permanente do evento, a partir de 2018.


Ainda de acordo com estatísticas da Companhia de Turismo de Puerto Rico, o número de visitantes aumentou em 20% – de 4.196 milhões, em 2012, para 5.051 milhões em 2015 (dados mais recentes).




Mais informações

Escritório da Companhia de Turismo de Puerto Rico no Brasil

Roberta Ferraz Braga

São Paulo – 11 – 2373-0125

prtcbrasil@terra.com.br

www.seepuertorico.com


Notícias Atuais
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
Nenhum tag.
bottom of page